Você já pensou em utilizar a fidelização de clientes como estratégia de venda? Já pensou em como o relacionamento com os consumidores pode ser lucrativo e te trazer cada vez mais retorno?
A fidelização de clientes tem grande poder de impulsionar o crescimento e o sucesso de uma empresa. E pode ser um dos grandes pilares para você passar a lucrar mais.
Sendo assim, entenda no post de hoje, como você pode economizar recursos ao trabalhar a sua lista de clientes e como fidelizar pode melhorar vários aspectos do seu negócio. Além de, o que você deve fazer para transformar um cliente em recorrente. Vamos para o texto?
Fidelização de clientes - Qual a importância?
Atualmente, grande parte das empresas têm altos custos, todos os meses, para atrair novos clientes. Mas esquecem de trabalhar com as pessoas que já foram captadas e que podem continuar gerando lucro. E quando falamos de fidelizar essas pessoas, não estamos dizendo que deve parar a captação, mas que deve trabalhar com os caminhos que tem a sua disposição, para assim, vender mais.
Quando você investe em uma captação, você tem um custo para trazer essa pessoa, e normalmente, você deve vender um produto para compensar esse investimento. Agora imagine que você já conseguiu pagar esse investimento na primeira compra, então, é a hora de fazê-lo comprar mais, para ter um lucro ainda maior. Ou seja, fidelizar é uma maneira de estender esses ganhos. Às vezes, um cliente satisfeito e que compra com frequência pode te trazer muito mais lucro do que 5 ou 6, que compram uma única vez e nunca mais retornam.
Já que, clientes fiéis não apenas compram repetidamente, mas também estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de uma marca em que confiam.
A fidelização de clientes também é importante para:
1 - Recomendações:
Muitas empresas já têm programas de indicação e oferecem produtos, serviços e descontos para clientes que os recomendam para mais pessoas. É uma maneira de fazer com que o seu negócio seja mais conhecido e de que você tenha a oportunidade de conversar com possíveis clientes.
Se alguém te recomendar para 2 ou 3 amigos, por exemplo, você conseguiu:
- Atrair mais pessoas com um menor custo.
- Entender que estão vendo valor nos seus produtos e serviços.
- Conversar com possíveis clientes que já tiveram uma indicação positiva ao seu favor e assim, têm maior chance de comprar.
Não há dúvida de que clientes fiéis geram receita recorrente e atraem novos clientes, através de referências positivas e promoção boca a boca.
2 - Diminuir Custos:
O custo de aquisição de um novo cliente é significativamente mais alto do que o custo de manutenção de um cliente existente. Afinal, ele já está na sua base e já está comprando.
Então, se você quer diminuir os gastos da sua empresa e, mesmo assim, continuar vendendo, deve ter mais atenção aos clientes que já têm.
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3 - Melhorar o seu relacionamento com os clientes:
O relacionamento com os clientes é tão importante quanto a entrega. Muitas vezes uma pessoa compra recorrentemente pela forma que é tratada, por gostar dos colaboradores e por sentir que aquelas pessoas fazem parte da sua vida, que são seus amigos.
Então, quando você começa a trabalhar na fidelização de clientes como estratégia de venda, deve pensar em como fazer com que essas pessoas se sintam mais familiarizadas à você. Uma boa comunicação com seus consumidores também gera para eles, maior percepção de valor. Lembre-se, o cliente também paga pelo atendimento.
4 - Melhora o Ticket Médio:
Trabalhando na fidelização de clientes, você pode melhorar o ticket médio das suas vendas.
Imagine que, normalmente, cada cliente compre um valor de R$1225,00, e que você atenda 10 pessoas por mês. Mas você começa aplicar novas estratégias para vender mais e os faz comprar o dobro, saindo de um faturamento de R$12500,00 para R$25000,00. O Ticket médio importa, pois é quanto cada cliente está te trazendo.
Consegue entender a importância da fidelização de clientes como estratégia de venda? Você alcança mais pessoas, diminui custos, melhora os relacionamentos e ainda, faz seus clientes comprarem mais. Porém, como fazer uma fidelização? Como trabalhar para fazer esses clientes criarem vínculo com sua marca e não quererem comprar de outra empresa?
Como aplicar a fidelização de clientes como estratégia de venda?
Nós da EVG, pensando na importância da fidelização de clientes como estratégia de vendas, criamos uma solução para ajudar empresas que querem lucrar mais e gastar menos. Nessa solução, você será capaz de identificar orçamentos, analisar a carteira de clientes, saber quais compraram, quais estão finalizando o pagamento dos itens comprados…
Além disso, temos um CRM-EVG que possui uma gestão aperfeiçoada para permitir que a equipe interna das empresas possa contatar o cliente e apresentar a ele, novas propostas. Como também, novos produtos que estão em oferta.
Todo o processo da EVG foi feito pensando em trazer mais facilidade para as empresas e para que elas consigam se organizar internamente para atender melhor seus clientes. Dessa forma, você não precisa ficar esperando o cliente retornar à suas lojas, mas sim oferecer a facilidade de comprar até mesmo sem sair de casa.
Com o CRM-EVG, você não apenas mantém seus clientes engajados, mas também os mantém informados sobre oportunidades relevantes. Para saber mais sobre o nosso produto e os benefícios para a sua estratégia de vendas, acesse o nosso site!